20 janeiro 2008

Pedalando pelo futuro

17 Jan 2008 19:01 para o Blogue Planeta Sustentável

Um concurso organizado por três companhias apaixonadas por criatividade, inovação e meio ambiente, localizadas na baía de São Francisco, California (EUA) – no caso, o Google, a Specialized Bicycles e a agência Goodby, Silverstein & Partners – chamou a atenção de pessoas de todos os cantos do planeta, nos últimos três meses.

A idéia era a de incentivar a criação de uma nova máquina movida a pedal – ou você acha que só bicicletas têm pedais? – que ajudasse a amenizar o impacto das mudanças climáticas, mas que respeitasse os critérios baseados em baixo impacto ambiental, criatividade e design.

Mais de cem pessoas e grupos se inscreveram na competição. De "marinheiros de primeira viagem" a estudantes de grandes universidades, como o MIT - Massachussets Institute of Technology.

O vencedor da competição foi o Aquaduct, um veículo de filtragem móvel, prático e sustentável. Criado por um grupo de cinco estudantes de design da Califórnia, a máquina movida a pedal transporta e filtra água – é como um filtro que funciona com pedaladas que, por sua vez, movimentam o triciclo. Ele não emite gases tóxicos e ainda é extremamente funcional.



“Está nas mãos da próxima geração a solução para os problemas em que nos encontramos atualmente. O sucesso da competição ‘Innovate or Die’ provou que esses jovens têm a imaginação e a criatividade necessárias para encontrar soluções inovadoras e bastante viáveis para os problemas que assolam o planeta”, disse Rich Silverstein, sócio fundador da Goodby, Silverstein & Partners.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Clarissa, parabéns pelo blog. Precisamos trocar links, eu tenho um blog muito parecido com o seu.

Fica aqui meu convite para você visitá-lo:

http://ricardoraele.blogspot.com