26 abril 2007

Eu Prometo!

Já viram essa? Abaixo a explicação do autor:


Diga ao Mundo: "Eu farei, mas só se vocês me ajudarem nisso"
Em vez disso, V. pode ouvir um MP3 (versão em português*).

Olá! Sou Tom Steinberg, o diretor da mySociety, grupo filantrópico que está construindo o EuPrometo. Tomei a iniciativa pouco usual de gravar esta introdução porque o EuPrometo também é uma idéia diferente. Descobri que explicar de viva voz geralmente funciona melhor do que por meio de um texto.
Todos sabemos como é se sentir impotente, que nossas ações não conseguem mudar as coisas como queremos. O EuPrometo veio vencer esse sentimento. Ele conecta V. com outros que também buscam a transformação, mas sem correr o risco de serem as únicas a doar dez reais para uma causa que de fato precisa é de cem reais.
O funcionamento é simples. Você cria uma promessa dizendo basicamente 'Farei tal coisa, mas só se outras pessoas também fizerem o mesmo'. Por exemplo: se sempre quis cobrar promessas dos políticos, V. cria uma promessa dizendo 'Eu escreverei cem cartas, mas só se outras três pessoas fizerem o mesmo.'
São ilimitadas as aplicações do EuPrometo. Pode-se prometer 'Farei uma festinha numa creche, mas só se outras 5 pessoas fizerem o mesmo'. Ou então 'Ensinarei origami para crianças hospitalizadas, mas só se outras duas pessoas forem comigo'.

O EuPrometo já passou sua fase de teste e agora tem muitas promessas cumpridas, algumas delas indo bem além do que pensávamos ser a a utilidade deste site. Na Inglaterra, alguém reuniu 20 outros fãs de um programa para conseguir que a BBC lançasse um CD. Outro atraiu 8 pessoas até então desconhecidas para a tarefa de enterrar baldes nos seus jardins a fim de proporcionar abrigo para besouros ameaçados de extinção. E um membro duma comunidade online disse que organizaria uma comemoração de 5º aniversário e conseguiu apoio de 30 outros membros para realizá-la.

O EuPrometo não se limita a pessoas que usam muito a Internet. Você pode apoiar uma promessa teclando apenas duas palavras em mensagem tipo torpedo no seu celular (só no o Reino Unido). É ideal para engajar seus amigos das baladas, pessoas da sua rua, e assim por diante.


O EuPrometo é grátis, fácil de usar, e precisa da sua participação. Assim, se há algo que V. gostaria de fazer acontecer em sua comunidade, seu local de trabalho, sua escola, entre seus amigos ou vizinhos, dê uma olhada neste EuPrometo.org e crie logo uma promessa. Obrigado!
* Na voz brasileira de Alexandre Salvador, voluntário da Enfoque Cívico. Clique aqui para ouvir a voz original, de Tom Steinberg, em inglês.
Ir à página inicial do EuPrometo

Nenhum comentário: