24 março 2007

Market Analysis divulga ranking das melhores e piores empresas em responsabilidade social

Da Envolverde

Pesquisa revela opinião dos consumidores sobre a atuação das companhias em terceiro setor. Mitsubishi lidera como pior e Petrobrás, como melhor.

A Market Analysis, instituto de pesquisa de mercado e opinião pública, apresenta resultados do Monitor de Responsabilidade Social 2007, estudo realizado anualmente no Brasil pela empresa. O levantamento aponta as dez melhores e piores corporações em Responsabilidade Social atuantes no Brasil. Entre as bem avaliadas estão Petrobrás (10,8%), Nestlé (4,6%) e Coca-Cola (3%). As companhias Rede Globo, Unilever, Natura, Vale do Rio Doce, AmBev, Bom Preço e Azaléia também fazem parte deste grupo.

Já entre as corporações classificadas negativamente, a Mitsubishi lidera com 4,6%, seguida pela Telemar (3,7%) e Souza Cruz (2,2%). Light, Cedae, Fiat e Telefônica ocupam as outras posições no ranking. A Vale do Rio Doce, AmBev e Bom Preço foram igualmente citadas na lista das piores. Para alcançar os resultados o instituto ouviu 800 pessoas nas principais capitais brasileiras.

Segundo Paloma Zimmer, analista de pesquisa de mercado da Market Analysis, o estudo reforça a preocupação dos brasileiros com o tema. "As pessoas começam a considerar, no momento da compra, quais empresas estão com mais ou menos engajamento social. Há alguns anos este assunto não interferia na decisão do consumidor, agora o cenário mudou e o próprio mercado corporativo está atento a esse movimento".

Para ver o ranking completo, acesse: http://www.s2.com.br/s2arquivos/477/Imagens/3438Image.jpg

Ficha técnica:

O estudo faz parte do Monitor 2007 - Responsabilidade Social Corporativa, pesquisa sobre reputação das empresas realizada anualmente pela Market Analysis Brasil. Foram entrevistados 800 adultos (18-69 anos), nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Porto Alegre, Curitiba e Brasília. As entrevistas foram realizadas em novembro e dezembro de 2006, no domicílio do participante. A margem de erro é de aproximadamente 3,4%.
(Envolverde/Assessoria)

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