19 março 2007

Um Exemplo BiOnE

Para um estudante norte-americano, David Crow tinha ambições incomuns. Queria seguir as pegadas dos médicos descalços da China, que davam assistência médica aos pobres nas zonas rurais, usando principalmente agulhas de acupuntura, moxabustão e a flora local.

“Queria poder sustentar-me educando e levando bem estar pelos métodos simples e comprovadamente eficazes transmitidos ao longo dos tempos."

Em 1980, quando o Ocidente abria-se para as artes terapêuticas asiáticas, ele se matriculou na Universidade Americana de Medicina Tradicional Chinesa em São Francisco, na Califórnia. Ali, conheceu o grande místico da tradição do budismo tibetano, Kalu Rinpoche e foi imediatamente “invadido por uma onde de esperança por mim e pela humanidade.”Anos depois, quando comunicou a Kalu Rinpoche sua vontade de estudar medicina tibetana, Crow ouviu a resposta de que, mesmo sendo muito proveitoso ir à Ásia aprender medicina, era mais importante compreender o Dharma”, a verdade compassiva capaz de transformar qualquer linha da medicina em prática espiritual.

E foi assim que David passou quase 9 anos em viagens ao Himalaya, escreveu o livro Em Busca do Buda da Medicina, desenvolveu pequenos jardins escolas num movimento que se espalhou por todo os Estados Unidos e ajudou a desenvolver comunidades auto-sustentáveis em todo o planeta.

Como?

David estará de volta ao Brasil em sua II Jornada Brasileira que se inicia em de 19 de abril e termina em 22 de maio. Passará por diversas cidades promovendo um amplo debate que envolve a saúde humana, do planeta e ainda apresentando possibilidades de um desenvolvimento econômico saudável.

O trabalho promovido pelo herbologista, acupunturista, mestre de meditação, professor e escritor americano David Crow encanta não só pela possibilidade de conivivermos num planeta saudável e sustentável, mas pela real percepção de que vivemos num planeta que vai além daquilo que vemos e tocamos.

Após uma aula com David, percebemos em nós mesmos que vivemos num planeta que sente, se encanta e vive.

Clarissa Taguchi.

Agenda - Crow inicia sua jornada no Brasil dia 20 de abril, no Rio de Janeiro, onde em 21 e 22 conduz um Seminário de Aromaterapia. Segue de lá para o Recife, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e, de novo, Rio de Janeiro, encerrando a viagem. No Recife, fica até 29 de abril. Dia 23, realiza palestra e lançamento de livro na Livraria Saraiva do Shopping Center Recife; ministra dias a 24 e 25 workshops sobre "O poder das ervas na alimentação e na saúde I e II" no Centro Nordestino de Medicina Popular. Dia 24, também realizará palestras para profissionais de saúde no Hospital da Restauração e dia 25, na UFPE, para biólogos e estudantes sobre "O poder das ervas, das fragrâncias e da meditação nas Grandes Tradições de Cura”.No dia 26, ministra workshop sobre Yoga, Prana e Ayurveda, no Espaço Dharma de Yoga Integral e palestra sobre Ecoespiritualidade na Faculdade Frassinetti do Recife. Um retiro fechado, no meio da mata atlântica, encerra sua programação no Recife dias 26, 27 e 28, abordando - através de vivências - o poder das ervas, das fragrâncias e das meditações constantes das Grandes Tradições de Cura como meditações clássicas do budismo e a filosofia médica ayurvédica.

Em Viamão, RS, no feriado de 1º de maio, em programação ainda a ser confirmada, David Crow profere palestra no CEBB e a 02 de maio, palestra no Centro de Referência de Saúde do Trabalhador, da Prefeitura de Porto Alegre sobre os riscos de exposição a agrotóxicos. Em contexto da programação da Fundação Gaia, ministra à noite do dia 02 outra palestra sobre "Cultivando o Jardim do Buda da Medicina", *com apresentação de um vídeo de sua autoria. A 03 de maio, conduz um seminário de aromaterapia na Fundação Zôo-Botânica e à noite, parte para Curitiba.

A 04 de maio, participa do IV Congresso Brasileiro de Meditação, "Bio-Ética uma reflexão interior", partindo a seguir para São Paulo, onde a 05 de maio realiza seminário de aromaterapia no MuBe, Museu Brasileiro de Escultura sobre "No Jardim do Buda da Medicina". Em 08 e 09, visita e palestras na AAO – Associação de Agricultura Orgânica. No dia 12, ainda em São Paulo, ministra palestra sobre Aromaterapia, partindo a seguir para o Rio. Em Petrópolis, dia 10,realiza palestra na Fraternidade Cósmica Universal sobre "A Cura Ampla do Jardim do Buda da Medicina". Dia 11 realiza palestra com vídeo no Restaurante da Cia. Ecológica no Rio e à tarde palestra para iniciados em medicinas orientais na Academia Brasileira de Arte e Ciência Orientais/Colégio Brasileiro de Acumputura. Em Niterói, dia 12, realiza mais um seminário de aromaterapia e, de volta ao Rio, realiza dia 13 meditação, caminhada, palestra e almoço no Horto Florestal do Jardim Botânico com adultos e crianças, sendo o foco dessa ação para as mães – já que o dia será delas. Intitulada "O Cheirinho da Mãe Natureza - Celebrando a Mãe Natureza e seus Rebentos”, a programação inicia às 9:30 e seguirá até 16h, com teatro, poesia, rodas de dança, capoeira e recreação para as crianças.

Dia 14, em Niterói, acontece o Seminário "Intersetorialidade-Saúde-Meio Ambiente- Educação e Cultura", das 9h às 17h. Será um encontro com tradições religiosas,l ideranças comunitárias e ong´s sobre práticas populares em saúde. Dias 15 e 16, no Refúgio Ecológico Cachoeira da Fumaça, em Casimiro de Abreu, participa de encontro sobre "As Maravilhas da Floresta" em prol da Ação Mata Atlântica, na Estrada Serra Mar, km 20. Dias 17 e 18, no Instituto Annes Dias, no Rio, outro seminário de aromaterapia, intitulado “No Jardim do Buda da Medicina” durante o dia. À noite, palestra no Centro Lótus sobre tema do seu livro. Dia 20, a Prefeitura do Rio de Janeiro promove, na Restinga da Marambaia, palestra e vivências fechadas para 133 Agentes de Educação do Meio Ambiente, da qual Crow participa.

Para informações mais detalhadas:

Regina Perrusi ( DRT PE 1732 ) Tels.: (81) 3326.6970 e 3326.6937 – 9972.7030
Assessoria de Imprensa (Oficina de Notícias e Eventos)
www.oficinadenoticias.com.br

Tenzin Namdrol Tel.: (24) 2235.7128 e 9254-4015
Coordenadora do Projeto
tnamdrol@gmail.com