05 junho 2007

Coca-Cola promete devolver água à natureza

Meta é impacto zero; só em bebidas, empresa usa 290 bilhões de litros por ano.
Da EFE

A Coca-Cola se comprometeu hoje a restituir à natureza "cada gota" de água que utiliza, num programa com o grupo ambientalista WWF, que servirá para proteger sete das grandes bacias hidrográficas do mundo, entre elas as do Yang-Tsé, na China, e as dos rios Bravo e Grande (na fronteira entre Estados Unidos e México).


"Nossa meta é restituir cada gota de água empregada em nossas bebidas e em sua produção. Isso significa reduzir a quantidade de água que utilizamos, reciclar a água usada na fabricação e devolver a água às comunidades e à natureza", disse em Pequim o presidente do multinacional, Neville Isdell.

No entanto, afirmou, para atingir o objetivo "a companhia precisará de tempo e da cooperação de distribuidores, fornecedores e conservacionistas".

A Coca-Cola se compromete também no programa, com um custo previsto de US$ 20 milhões, a adotar medidas para reduzir suas emissões de gás carbônico, causador do aquecimento global, durante a fabricação de suas bebidas.

O projeto foi anunciado no Dia Internacional do Meio Ambiente, na abertura da reunião anual do WWF (Fundo Mundial para a Fauna e Flora Silvestres), que vai até o dia 8, em Pequim, com a presença do ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan.

Segundo Neville, 40% da água utilizada pela companhia (290 bilhões de litros em 2006) são parte das bebidas. O resto é usado nos processos produtivos, entre eles limpeza, calefação e esfriamento.

Através do programa, a multinacional e o WWF trabalharão para melhorar a eficiência no uso de água em toda a cadeia produtiva da companhia, começando pela cana-de-çúcar.

No entanto, disse o diretor, a questão da cana-de-açúcar também está relacionada com as políticas agrícolas.

"O uso incorreto de água não é algo que nós possamos resolver sozinhos. Depende dos governos", disse o diretor, explicando que a companhia está buscando alternativas.

"O açúcar contido em cada litro de Coca-Cola precisa de 175 litros a 200 litros de água para ser produzido. Esse é o grande problema", afirmou Jason Clay, do WWF.

Reflorestamento, coleta de água de chuva e técnicas agrícolas mais eficientes serão algumas das medidas do programa.

O presidente do WWF, Carter Roberts, lembrou que só 3% da água do planeta são água potável. Deste percentual, dois terços estão congelados e a terça parte restante está disponível.

"Da terça parte utilizável, 70% vão para a produção de alimentos, 22% para processos de fabricação e energéticos e o resto em bebida e saneamento", ressaltou.

Nenhum comentário: