29 agosto 2007

Ainda falta senso de urgência diante da crise ambiental

Por Darlene Menconi, do Mercado Ético

A questão ambiental ainda não chegou à sociedade e à realidade das empresas com o devido senso de urgência. Essa foi uma das principais conclusões dos participantes do Fórum de Desenvolvimento Sustentável, promovido pela Editora Globo com apoio da Revista Época e o patrocínio da Petrobras, realizado nesta quarta-feira (29/8) em São Paulo.

“O aquecimento global não é mera figura de imaginação ou teoria de professores universitários, é realidade” - afirmou o físico José Goldemberg, professor da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE). Ex-secretário estadual do Meio Ambiente, Goldemberg destacou três evidências do processo de mudanças climáticas: a elevação da temperatura média do planeta, o aumento do nível dos oceanos e o derretimento das geleiras.

Desde o início da era industrial, em 1850, até hoje, a temperatura da Terra subiu 0,7 grau Celsius e deve chegar a 2 graus Celsius até 2050. Por conta desse aumento, a água dos oceanos tende a se expandir, e o nível do mar deve subir mais 20 centímetros até meados de 2050, segundo Goldemberg. O grande efeito disso, diz o físico, pode ser o colapso dos serviços de esgoto nas cidades litorâneas. “Isso afeta o porto e a cidade de Santos imediatamente porque, com a elevação do nível do mar, o esgoto em vez de correr da terra para o mar pode fazer justamente o percurso contrário”, explicou.

A saída para contornar os efeitos das mudanças climáticas, segundo os próprios especialistas do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) está na adoção de novas atitudes que levem em conta a realidade do aquecimento global. A primeira delas é lutar pela maior eficiência em todos os setores econômicos - e foi justamente esse um dos denominadores comuns nas palestras do Fórum de Desenvolvimento Sustentável, que reuniu empresários, acadêmicos e representantes do setor petrolífero e da construção civil.

NOVOS PARADIGMAS E MAIS EFICIÊNCIA

A urgência em adotar novas práticas passa pelas indústrias de base, pela agricultura, pelo setor de transportes e o de construção, que devem ser cada vez mais eficientes. “Fica claro que é necessário mudar de paradigma urgentemente. Ainda há um total descolamento da crise ambiental que vivemos, mostrada claramente pela ciência, e a realidade do mundo dos negócios”, alerta Miguel Milano, vice-presidente da Fundação Boticário.

No setor energético, garante José Sérgio Gabrielli, presidente da Petrobras, investir em eficiência e em tecnologia é o segredo da sobrevivência. De olho na realidade brasileira em 2020, Gabrielli avalia que o petróleo ainda deve ter uma longa história. A tendência, ele prevê, é que os biocombustíveis respondam por cerca de 20% da matriz energética nacional nessa ocasião.

“As pressões energéticas, ambientais e a eficiência vão exigir novas posturas em 2020”, diz o presidente da Petrobras. Entre elas estaria a expansão da produção de gás, o crescimento dos combustíveis renováveis, como o etanol e o biodiesel. E, sobretudo, a expansão da indústria de petroquímica. “Saímos do aço e do metal para a cultura do plástico e dos biopolímeros”, ele diz. Para isso, assegura Gabrielli, é preciso investir em pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. Só a Petrobras deve aplicar US$ 22,5 bilhões ao ano em tecnologia de hoje até 2020.

Nenhum comentário: