02 agosto 2007

Qual é a sua idéia mais perigosa?

Por Ricardo Jordão Magalhães da BizRevolution
Quando você troca um produto por outro produto você termina com um produto. Quando você troca uma idéia por outra idéia você termina com duas idéias.

Querida(o) Amiga(o),

Inovação está na moda. "Se você não inovar e fizer diferente, você morre!" Que piada! Ninguém quebra por falta de inovação, as empresas quebram justamente porque inovam, arriscam, investem, ampliam suas instalações, compram outras empresas, fazem suas apostas no diferente, triplicam a linha de produtos, trocam os sistemas, colocam minhocas nas cabeças dos funcionários, enfim, inovam. A auto-escola onde eu tirei a minha primeira carteira de motorista vinte anos atrás ainda está lá, do mesmo tamanho com as mesmas pessoas fazendo as mesmas coisas do mesmo jeito. A única diferença está nos dois computadores que agora ocupam as duas mesas da recepção, fora isso, tudo igual. A empresa quebrou por não ter inovado? Não! Nem ela nem outras. Eu posso te apresentar dezenas de empresas que estão vivas da silva justamente porque não inovam, não fazem diferente, não mudam nada. Inovação QUEBRA, mesmice MANTÊM AS COISAS COMO ESTÃO.

Devemos então manter as coisas como estão? ARGH!!!! É contra nossa natureza fazer isso. É anti-humano. Nós, seres humanos, nascemos com um irresistível senso de missão que não nos deixa outra escolha a não ser, talvez, colocar em pratica idéias perigosas, mesmo sabendo que, talvez, ninguém nos escute.

Eu quero compartilhar com você as minhas idéias mais perigosas. Idéias que encontram resistências nas mentes medíocres. Idéias maiores que o mundo dos negócios, justamente porque o mundo dos negócios precisa crescer.

A minha primeira idéia mais perigosa é justamente expor as minhas idéias mais perigosas e convidá-lo a fazer o mesmo, no web site da BIZ ou na próxima reunião na sua empresa. Eu quero saber o quê de mais revolucionário passa pela sua cabeça. Como você mudaria o mundo se pudesse. O que você está perdendo? Como seriam as coisas "Se você?", Como você gostaria de investir o tempo da sua vida de segunda a sexta-feira das 8:00 as 18:00hs? O que o seu chefe faz de mais estúpido? Suponha que o seu adversário esteja certo, e aí? Suponha que você possa substituir todo o governo brasileiro, quem você colocaria no lugar?

Eu tenho uma receita para tirar o Brasil da Idade Média e colocá-lo na Idade Moderna. Eu tenho uma receita para a renascença brasileira: jantar em restaurante de bairro, andar de metrô, plantar uma árvore na frente de casa, fazer compras no centro da cidade, computador de 100 reais com internet wireless de 10 reais para todos, viver em uma cidade onde você e seus filhos possam andar na rua a qualquer hora do dia e da noite.

As minhas idéias mais perigosas que compõem a receita do renascimento são:

1a Idéia Mais Perigosa: Soltar todos os presos de todas as prisões brasileiras, planejar a sua reintegração a sociedade, transformá-los em cidadãos de bem que já são. Soltar todos os presos das cadeias com exceção dos assassinos, estrupradores e culpados de maltratos a crianças. Nós precisamos de brasileiros para trabalhar! Existem estradas, escolas, aeroportos, cidades inteiras para construir. Nós precisamos da energia e participação de todos os brasileiros para construir o Brasil solidário que sonhamos para os nossos filhos. Solta todo mundo! O que estamos fazendo é um genocídio dos pobres e miseráveis que tiveram poucas ou nenhuma chance na vida. A sociedade economiza mais com os presos soltos do que encarcerados. Cada preso custa a sociedade mais de R$ 1.500 reais por mês. Além disso, eu sinceramente não vejo diferença alguma entre o fernandinho beira mar e um executivo da Ambev. Bebida álccolica mata mais do que drogas. O álcool é responsável por 60% dos acidentes de trânsito e 70% das mortes violentas. 11,2% dos brasileiros tem problemas com alcoolismo e a televisão continua a estimular o consumo como se cerveja fosse água. Quem acredita que a Juliana Paes, com aquele corpinho maravilhoso, bebe cerveja?

2a Idéia Mais Perigosa: Música, empreendedorismo, artes, ética, teatro, literatura, filosofia, fotografia, educação física e educação sexual serão matérias escolares que terão o mesmo peso que matemática, física, química e biologia nas escolas primárias e vestibulares para faculdade. Nós precisamos de brasileiros extremamente criativos, corajosos e empreendedores no presente e futuro. Nós precisamos de brasileiros verdadeiramente humanos e éticos. Nós precisamos de brasileiros sem nenhum preconceitos sobre nada. Somente os esportes e artes conseguem ensinar as crianças a admirar um escritor judeu e um escritor mulçumano. Somente as artes conseguem ensinar tolerância. Chega de gente quadrada com visão matemática míope das coisas. As nossas crianças precisam adorar as escolas que frequentam. As nossas crianças não são gado nem rebanho para aprender a decorar, fazer conta. Que tipo de brasileiro queremos formar para o século 21?

3a Idéia Mais Perigosa: Desmantelar todos os muros que cercam todas as casas de todas as cidades do Brasil, e transformar os seus tijolos em casas próprias. A verba do governo para construir casas e tirar o brasileiro da favela é de R$ 14 bilhões de reais. Ainda assim, vai faltar muito dinheiro para construir 7,9 milhões de residências para os brasileiros que vivem abaixo de uma condição razovável para a vida humana prosperar. Com os tijolos de todos os muros, eu tenho certeza que vamos conseguir construir milhões de residências dignas para morar.

4a Idéia Mais Perigosa. Criação de um fundo de ajuda financeira e moral para aqueles que estão desempregados na rua em que você mora. Todas as ruas - que quiserem - de todas as cidades brasileiras terão um fundo desses, onde as famílias que moram na rua contribuem em tempos de vacas gordas, e funciona como auxílio quando uma das famílias precisar. Mas não basta dar dinheiro, os moradores devem contribuir intelectualmente nas reuniões e eventos coordenados pelos próprios moradores da comunidade. Quando alguém estiver em dificuldades, deve ser ajudado por todos. Uma das maiores doenças do mundo moderno chama-se solidão. Solidão mata. Isolamento mata. Todos devem sentir que serão amparados, acalentados e encorajados a se erguerem quando cairem. Todos caem, sem exceção.

5a Idéia Mais Perigosa: O fim de todos os impostos federais. O cidadão deve pagar impostos apenas para a região onde mora. Por que pagar impostos federais se no final das contas serão repassados para o governo estadual e municipal? Por que mandar o dinheiro para longe se no final temos que arrumar a casa? A prática do repasse de impostos federais para o governo estadual que repassa para os municípios é uma tremenda oportunidade para os malandros roubarem. É impunidade certa. Corrupção na cabeça! Se eu tenho que pagar impostos que seja para a subprefeitura que comanda a periferia onde eu moro. É mais facil controlar, mais fácil administrar, mais fácil saber para onde foi o dinheiro dos meus impostos. Não precisamos de tanta gente em Brasilia para dizer onde o dinheiro deve ser investido. Quem está no front da guerra sabe onde o dinheiro tem que ser investido.

6a Idéia Mais Perigosa: Convocação imediata de todos os brasileiros que desejarem ter uma segunda carreira na vida. Vamos recapacitar imediatamente um mínimo de 30 milhões de brasileiros que nesse momento estão completamente desqualificados para trabalhar no século 21, o século da criatividade e do cérebro. Aprendizado imediato sobre as áreas que terão campo de trabalho para os próximos 20 anos. Os profissionais requalificados poderão trabalhar em diferentes mutirões de construção de um Brasil melhor para todos.

7a Idéia Mais Perigosa: Consumir sempre que possível produtos e serviços da sua própria cidade. Comprar frutas, legumes e vegetais da fazenda mais próxima de você. O transporte de produtos e serviços é um dos grandes causadores do aquecimento global. Por que consumir uma água envasada a 400 quilômetros de distância da sua cidade se você poderia consumir água da sua própria torneira? Escolha sempre que possível comprar da vendinha do Zé ao invés de comprar produtos de uma rede multinacional. Teoricamente os pequenos não tem praticamente nenhuma desvantagem com relação aos grandes. Se o problema for preço, compare os preços dos produtos do Supermercado do Zé com os preços dos supermercados da rede do Pão de Açucar ou mesmo Wal-Mart. Eu tenho certeza que você vai perceber que os preços do Zé são mais econômicos. Os pequenos tem mais serviços a oferecer, mais velocidade, mais personalização e customização no atendimento. Dê preferência ao restaurante do bairro, ao supermercado do bairro, a banca de jornal do bairro, a rede de serviços do bairro. Todo mundo sai ganhando.

8a Idéia Mais Perigosa: Torne-se um e-empresário comece um e-business. Pare de vender bugigangas às escondidas nos banheiros do escritório da empresa em que você trabalha (qualquer dia desses é JUSTA CAUSA!). Você não precisa de grandes escritórios, gestão de estoques, sistemas caríssimos de tecnologia e MBAs para ter um e-business. Existem centenas de oportunidades na internet para aqueles que tem disposição para tocar um negócio e colocar o melhor de si para funcionar: o cérebro. E-business não é grátis, mas os investimentos envolvidos são muito menores do que o negócio convencional. Deixe-me apresentar a você algumas idéias de e-business que você pode começar AGORA: loja de varejo de qualquer coisa, você não precisa de estoques, você precisa criar um bom relacionamento com distribuidores que tenham um ótimo sistema de logística para trabalhar para você; agência de web design, você não precisa de dezenas de computadores Apple e um endereço engomadinho na Vila Olímpia, você precisa criar um bom relacionamento com uma ampla rede de web designers que trabalham em suas próprias casas espalhados por todo o Brasil; consultoria de qualquer coisa, você não precisa investir milhões no desenvolvimento de profissionais caríssimos, você precisa caçar os profissionais experientes que estão espalhados na rede e montar a sua estrutura virtual; web site especialista em resolver um determinado problema, você não precisa dizer que faz tudo para todos, você precisa se aprofundar em uma única solução que resolve um único problema para um determinado tipo de público; educação, você não precisa de salas de aula com cadeiras de 200 reais, equipadas com projetores de última geração, você precisa apenas de salas virtuais na web e 200 reais para começar a sua maneira única de resolver algum problema.

"Quando eu examino a mim mesmo e a minha maneira de pensar, eu chego a conclusão que o dom da fantasia significou mais para mim do que o meu talento para absorver conhecimento." Disse Albert Einstein, um dos maiores gênios da física em todos os tempos, criador da Teoria da Relatividade, ganhador do Prêmio Nobel de Física, dono de um QI estimado em 240, matemático, engenheiro, racional, "Novas e revolucionárias idéias sempre encontrarão resistência por parte de mentes medíocres", fecha Einstein em 1953.

Se o ser mais racional de todos os tempos, acredita em idéias irracionais e fantasiosas, o que você está esperando para começar a acreditar?

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?

Ricardo Jordão Magalhães, ricardom@bizrevolution.com.br

Nenhum comentário: