01 fevereiro 2007

Supermercado britânico põe emissões de CO2 no rótulo
Por Paula Scheidt, do CarbonoBrasil
22/01/2007 - 08h01

A rede de supermercados britânica Tesco anunciou na última sexta-feira (19) que irá colocar nos rótulos de seus produtos, ao lado do preço e quantidade de calorias, quanto de carbono emitem. A empresa, primeira do mundo a tomar esta atitude, afirma que "seus negócios serão líderes no caminho da economia low-carbon (baixas emissões de carbono)".

Os supermercados Tesco irão colocar etiquetas em todos os 70 mil produtos que vendem para que os consumidores possam comparar o 'custo de carbono' do mesmo modo que comparam o quanto de sal cada um contêm. A Rede produz dois milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano no Reino Unido.

A empresa pretende também cortar as emissões das lojas e centros de distribuição em 50% em 2020 e reduzir e 50% em cinco anos a quantidade de CO2 produzida pelas atividades da rede de distribuição dos seus produtos.

Apesar de ser a primeira a introduzir esta medida, o Tesco não está sozinho. Companhias britânicas entraram de cabeça na onda de neutralizar as emissões de gases do efeito estufa, o que possibilita que levantem a bandeira e mostrem o quanto se esforçam para mitigar as mudanças climáticas. O mesmo processo vêm sendo sentido pela população, que tem se tornado mais preocupada com a causa, pagando compensações por viagens terrestres e aéreas, por exemplo.

Esta explosão de ações ambientalmente corretas está provocando um boom de novos projetos e movimento econômico de altas nos preços de ações de mitigações climáticas. "As pessoas precisam ter certeza que a maneira como estão compensando está realmente fazendo a diferença", afirmou na última quinta-feira o ministro do meio ambiente do Reino Unido, David Miliband.

O chefe-executivo da Tesco, Sir Terry Leahy, no entanto, promete uma revolução verde e diz que quer trazer o movimento ambientalista para dentro dos mercados de massa.

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