01 fevereiro 2007

Declaração de Interdependência.

Whole Foods é atualmente o supermercado mais badalado dos EUA. Tanto no lado do consumidor, como no lado da comunidade do mundo dos negócios, todo mundo está falando sobre a Whole Foods. Todo mundo quer saber o que diferencia a Whole Foods HOJE, e quais são os seus próximos passos rumo a liderança.

A Whole Foods está na boca do povo porque é uma companhia de Atitude, e não porque oferece preços baixos, grande variedade de produtos ou um presidente carismático.

A Cultura da WF é forte demais, os seus princípios estão enraigados na empresa, e transparentes na Declaração de Interdependência da companhia.

Whole Foods, Whole People, Whole Planet!

Na prática, os caras acreditam em algumas práticas.

1º. O Máximo de Liberdade com o Mínimo de Corporativismo. A WF opera sob a crença de que as lojas tem que ter todo o poder do mundo para tomar suas próprias iniciativas. A única regra que cada loja deve seguir é a regra que diz que todos os alimentos vendidos na WF devem ser livres de conservantes artificiais, cores, sabores, adoçantes e qualquer ingrediente artificial.

2º. Um por Todos e Todos por Um. A WF acredita em trabalho em equipe. Todo departamento aprende a trabalhar em equipe. Todo loja é uma equipe. E todo funcionário é um membro de uma equipe. O sucesso da empresa depende do sucesso coletivo de todos.

3º. Ser Grande é Ser Pequeno. A WF descentraliza todas as decisões e funções de negócios. Cada loja e cada região tem o seu próprio departamento de marketing, produtos, treinamento e outras funções críticas necessárias para a coisa toda acontecer com agilidade. A empresa procura levar todas as decisões que precisam ter tomadas para o nível da loja.

4º. A Loja é um Palco. A WF toma um cuidado muito grande com o DESIGN que a loja tem. Uma Loja WF deve EMOCIONAR o consumidor e incentivá-lo a explorar o local. O mal-gosto e a breguice ficam de fora das lojas da WF. A WF emociona os seus consumidores ao apelar aos 5 sentidos do ser humano. As prateleiras bem organizadas são um desbunde para os OLHOS. Os compradores são incentivados a EXPERIMENTAR os alimentos e TOCAR tudo que está na loja. O CHEIRO dos alimentos é destaque, desde o pão quentinho, café e frutas.

A WF produz uma loja como se fosse uma produção teatral.

5º. O Cliente é o Melhor Vendedor. Através de um extraordinário atendimento ao cliente, a WF acredita que pode transformar compradores em EVANGELISTAS da empresa. Ao invés de investir nos tradicionais meios de propaganda e marketing, a WF usa a influência dos seus consumidores como veículo de propaganda.

6º. A Educação como fundação para o Crescimento. A WF aprecia e celebra o papel que a comida natural e orgânica deve ter nas nossas vidas para ajudá-las a viver mais felizes e saudáveis. A empresa acredita que pode desenvolver uma fidelidade além do normal, ao educar os seus consumidores sobre a diferença que a alimentação natural/orgânica pode ter na vida deles. A WF não perde nenhuma oportunidade para dizer isso aos seus clientes.

7º. Tudo importa. A WF questiona tudo sobre todos os produtos que vende. A Whole Foods se compromete a JAMAIS COMPROMETER o seu código de qualidade. A WF é o primeiro supermercado de produtos orgânicos dos EUA.

8º. De Preço para Valor. A WF não tem nenhuma intenção em competir em preços com ninguém. A WF precifica os produtos que oferece no valor que acredita que os clientes valorizam. Os clientes valorizam a WF pela sua pureza, autenticidade e sabor dos seus produtos.

9º. Lucro. A WF é um competidor ferrenho. Uma empresa que busca a redução e corte de despesas TODOS OS DIAS. Não é porque ela é líder, que ela não se preocupa com as despesas. Tudo é questionado, e se não tem valor para o sentido que a empresa quer ter no mercado, é eliminado.

10º. Pessoas Fazem Revoluções. A WF acredita que as pessoas são o seu melhor diferencial. Os concorrentes podem copiar tudo, menos as pessoas.

Posted by Ricardo Jordão Magalhaes on http://bizrevolution.typepad.com/bizrevolution/2005/10/declarao_de_int.html

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