10 fevereiro 2007

Todos tem vontade de vencer, mas somente aqueles que têm vontade de se preparar para vencer, vencem.

Por Ricardo Jordão Magalhães
da BizRevolution

O QUEBRA TUDO dessa semana é dedicado ao João Hélio Fernandes, um garoto de 6 anos de idade que a minha filha de 2 anos não terá a oportunidade de conhecer. Um menino, como a minha filha, parte de uma geração que traz uma FORÇA INÉDITA dentro deles, a força da PREPARAÇÃO, uma nova geração que cresce mais esperta, mais humana, mais rápida, mais conhecedora das forças do universo para mudar tudo que está errado, reformar tudo que é imoral e preguiçoso, ser o EXEMPLO para aqueles que precisam saber que a Vida precisa ser vivida. Vamos deixar eles serem MELHORES do que nós, POR FAVOR!!!

Querida(o) Amiga(o),

O carnaval se aproxima. É hora do retiro espiritual, carnal, semanal, banal. A televisão já está fazendo a sua parte. Dias atrás, durante uma reportagem sobre o carnaval da Bahia, a réporter da globo perguntou ao Carlinhos Brown, "De onde veio essa idéia maluca de fazer música a partir da bateção de lata, metais distorcidos, tambores rústicos e toda espécie de objeto que proporciona alguma sonoridade?" Carlito Marrón - como já é reconhecido fora do Brazil - olhou para a repórter-almofadinha com maquiagem MAC e cabelos Revlon e respondeu, "Lata é o único instrumental musical que a periferia tem acesso. Enquanto o garoto da classe média cresce fazendo aulas de piano, o moleque da periferia cresce batendo lata. Não tem nada de criativo em bater lata, não havia outra opção a não ser bater lata. O nosso grupo, o Timbalada, é muito mais do que bater bala, nós temos uma proposta social, um elo forte que une o que fazemos com a nossa comunidade. A nossa criatividade está no trabalho que nasceu depois das latas."

Eu tenho uma meta: ajudar você a ser um Ser Humano Criativo. Alguém que vai além do estilo MacGyver de ser - aquele maluco do Profissão Perigo - que transforma chiclete usado, pedaço de pau e bolinha de gude em computador de mão com celular e MP3. Eu quero que você seja um Criativo que resolve a causa dos problemas, e não um criativoso maluco beleza que resolve o problema quando aparece.

As dificuldades da vida no Brasil injetou no DNA do brasileiro a habilidade natural de resolver as coisas quando precisa. Inexplicavelmente, metas de vendas agressivas são superadas no último minuto do segundo tempo da prorrogação no último dia do mês. Inexplicavelmente, se você gritar mais alto no departamento de tecnologia, o sistema volta para o ar. Inexplicavelmente, se uma alma completamente distorcida, assaltar uma família e arrastar até a morte pelas ruas do Rio de Janeiro um menino de 6 anos de idade, a Polícia pega o vagabundo em 8 horas.

Minuto de Silêncio.

Minuto de Revolta.

Minuto de Culpa.

Minuto de Alívio.

Minuto de Esquecimento.

Minuto de Outra Criança de 6 anos de idade.

Como VOCÊ vai tirar o Brasil desse buraco cheio de lama chamado preguiça?

Sim, PREGUIÇA. Violência é o problema, não a causa; pobreza é o problema, não a causa; miséria é o problema, não a causa; fome é o problema, não a causa, falta de trabalho é o problema, não a causa, político corrupto é o problema, não a causa.

A causa chama-se PREGUIÇA! Essa preguiçosa maneira de encarar a vida e tomar decisões que mata mais do que cocaína.

Eu IMPLORO, SAI DESSA!

Você tende a juntar fatos para suportar as suas conclusões sem nem mesmo considerar outros fatos que suportam outras decisões. Você tende a aceitar a primeira alternativa que surge que faz sentido sem considerar uma segunda, terceira ou quarta alternativa. Você tende a resolver problemas completamente diferentes do mesmo jeito e com as mesmas pessoas que você resolveu problemas completamente diferentes no passado. Você tende a não compartilhar suas idéias com pessoas que pensam diferente de você. Você tende a enxergar somente o que você conhece. Você tende a rejeitar o que você não conhece. Você tende a fantasiar uma realidade que não existe. Você tende a dar atenção ao que você aprendeu hoje e descartar o que você aprendeu na semana passada. Você tende a tomar decisões baseado em um único fato, o primeiro e único fato que chega até você. Você tende a pensar que não precisa saber mais nada. Você tende a pensar como a equipe pensa, ou como a pessoa mais forte da equipe pensa. Você tende a rejeitar qualquer novidade sobre pessoas, lugares, empresas que você já tem uma opinião formada. Você tende a resolver um problema de uma maneira completamente inconsistente com a maneira que você resolveu um outro problema alguns minutos atrás. Você tende a não ter uma maneira de pensar e tomar decisões. Você tende a dizer que o seu sucesso é resultado do seu talento, e o seu fracasso é resultado da sua má sorte. Você tende a jogar os dados, o tarô e ler cartas para resolver problemas. Você tende a se conformar com a expectativa medíocre que as pessoas tem sobre você. Você tende a acreditar que tem mais controle sobre as coisas do que você realmente tem. Você tende a colocar os problemas dentro de uma única caixa, assim resolve todos os problemas de uma única vez. Você tende a acreditar que a taxa do dólar é responsável pela sua queda de vendas, e que a falta de políticas comerciais do seu fornecedor afasta os seus Clientes.

Eu imploro, SAI DESSA!

Seja um menino de 6 anos de didade, de coração e mente eternamente abertas, confiança e otimismo, juventude e disposição para trabalhar (sem pular nenhuma etapa da Vida), baseado em um código de Ética e Moral que a tua mãe que tanto te ama ensinou firmemente quando criança.

Seja um Ser Humano que TODOS OS DIAS baixa a cabeça, baixa a bola, ajoelha para si mesmo, se concentra com muita disciplina em fazer algum EXERCÍCIO CRIATIVO que irá PREPARÁ-LO MELHOR para esses novos, complexos e revolucionários tempos em que vivemos.

Escolha uma palavra qualquer, qualquer palavra, escreva cinco linhas de texto sobre essa palavra; escolha uma emoção, amor, ódio, carinho, descreva essa emoção em cinco linhas sem mencionar a palavra; escolha uma foto, da sua família, escreva cinco linhas de texto que explicam o que você sente sobre essa foto; complete a frase - "Se eu recebesse uma folha de cheque em branco para gastar sem limites, eu. " - com tantas respostas você conseguir imaginar, cada resposta com no mínimo três linhas; escolha uma ferramenta de gestão de empresas, qualquer uma, o SWOT, o Balanced Scorecard, Pareto, Análise de Custos ABC, Análise de Cenários, Planejamento Estratégico, e escreva 5 páginas sobre COMO você vai chegar em algum lugar; escolha uma pergunta, qualquer pergunta difícil, e escreva a sua resposta em 5 linhas. Comece esse exercício com a seguinte pergunta: Como VOCÊ vai tirar o Brasil desse buraco cheio de lama chamado preguiça?

Você ficou frustrado porque eu não apresentei uma solução mais rápida, mais fácil e mais barata para os problemas, como matar todo mundo, baixar todos os impostos, expulsar todos os políticos e dobrar o salário de todas as pessoas?

Eu não sou o MacGyver, talvez você seja. O estúdio responsável pela série está a procura de um ator para relançar o programa, CANDIDATE-SE PARA A VAGA!

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?

Ricardo Jordão Magalhães
Pai de uma criança de 2 anos de idade.
E-Mail e Messenger: ricardom@bizrevolution.com.br
BIZREVOLUTION

Nenhum comentário: